Noticias da Clare

Publicada por Associação Niassa Portugal Amizade


3 De Fevereiro 2010 Nkholongue


Aqui na aldeia a vida é ‘um pouco normal’. Esta é a expressão que a comunidade utiliza quase sempre para se exprimir. A nossa obra – o Posto de Saúde – é a minha principal preocupação. Temos uma equipa de voluntários que estão a transportar água, areia e pedras, normalmente à cabeça, mas eu apoio sempre que posso com o carro. Cada voluntário recebe 70 meticais por dia para comprar comida. Já escavámos todas as fundações e enchemos com pedras. Chegou na sexta-feira um pedreiro, o Sr. Manuel, que já tem muito experiência ao nível da construção destes edifícios. Ele vai orientar os trabalhos e fiz um contrato com ele para construir as paredes, fazer o chão e colocar as chapas no tecto ,até o fim de Março. Contudo, tudo isso dependerá da existência de cimento em Lichinga. Há sempre falta durante a época chuvosa porque os comboios de Nacala são menos frequentes. Quando chegou o Sr. Manuel a equipa não o quis aceitar. Disseram que ia roubar “o nosso dinheiro”. O Manuel disse-me logo que teria que ir embora porque tinha conhecimento de casos em que os trabalhadores impostos tinham falecido devido à feitiçaria. Convoquei uma reunião da Comissão de Saúde e, depois de um grande debate, tudo foi resolvido e o Manuel ficará connosco pelo menos 2 meses.

Esta semana escolhemos os 4 voluntários que se vão formar como Agentes Polivalentes de Saúde em Cobué (uma vila que fica a norte perto da fronteira com a Tanzânia.) O processo de selecção foi difícil porque a tradição aqui é distribuir o trabalho às famílias mais importantes e não necessariamente às pessoas que mais mereçam. Os 4 voluntários têm que saber ler e escrever Português e manifestar um espírito comunitário.

Actualmente há grande falta de comida na aldeia. Felizmente muitas famílias têm alguns meticais para comprar milho no mercado em Metangula, apesar do preço estar a subir cada vez mais. Isto é frequente no fim do ano, antes da próxima colheita. Mas não há boas perspectivas para o novo ano. Em Dezembro e Janeiro houve grande falta de chuva e o milho está a secar nas “machambas”. Desde que cheguei tem estado um calor insuportável. Até a temperatura da água do Lago Niassa ultrapassa os 30 graus. Ao fim do dia costumo nadar no Lago e os lindos peixes tropicais são a minha companhia. Felizmente que já não há crocodilos!

4 de Fevereiro 2010

Ontem à noite choveu muito! As plantas estão todas contentes. A janela acima da minha cama não tem vidro, só rede mosquiteira e acordei com a sensação agradável da chuva a pingar na cara. Hoje há melhores perspectivas para comprar cimento mesmo que o preço seja bastante elevado.

A nossa escola anda melhor este ano. Agora temos 4 professores dos quais 2 são mulheres. Temos que persuadir os habitantes da aldeia de que vale a pena mandar os filhos às aulas. Isto não é fácil porque a escolaridade não tem vantagens óbvias. No país há muito pouco emprego mesmo para pessoas com a 10ª classe. Faz mais sentido mandar os miúdos apanhar peixe para alimentar a família.

Enviarei fotos da construção do Posto de Saúde logo que for possível.

No entanto muitos agradecimentos a todas as pessoas que estão a apoiar o nosso trabalho.

Clare

0 comentários: