Apoiar a A.N.P.A.

Publicada por Associação Niassa Portugal Amizade



 AJUDE A ALDEIA A SER AUTOSUFICIENTE

Pretendemos levar ao vosso conhecimento a experiência de vida comunitária que se está a desenvolver numa aldeia do norte de Moçambique e para a qual pedimos o vosso apoio para os projectos de desenvolvimento. 
Nkholongue é uma aldeia situada a 20 km de Metangula, numa zona isolada, nas margens do Lago Niassa. Trabalhamos com cerca de 1000 pessoas, entre a população local e as aldeias vizinhas. Estas aldeias estão a implementar projectos de desenvolvimento voluntário, para melhorar as suas condições de vida. A maioria da população tem uma alimentação baseada em papa à base de milho e de mandioca e algum peixe. A esperança de vida é actualmente de 45 anos e uma em cada cinco crianças morre antes dos 5 anos. O hospital mais próximo encontra-se em Metangula e as pessoas demoram cerca de 4 horas a percorrer este caminho a pé. As doenças mais frequentes são malária, diarreia e doenças de pele.
A única actividade económica da região é o empreendimento turístico, Mbuna Bay Retreat (http://www.mbunabay.ch/), cuja gerência é um elemento chave no desenvolvimento económico-social da comunidade. 


Niassa é uma das províncias menos desenvolvidas de Moçambique, encontra-se a cerca de 2500 km de Maputo e tem uma rede viária com muitas lacunas. Devido a isso, os produtos e serviços são muito caros e a circulação dos habitantes é limitada.



Moçambique é um dos países mais pobres do mundo, apesar de actualmente ter uma taxa de crescimento relativamente elevada, o que não se traduz num aumento da riqueza da grande maioria das pessoas. Nos últimos 20 anos, a guerra civil, a diminuição dos preços das matérias-primas e a recessão económica mundial têm contribuído para o empobrecimento da população.


 Os nossos principais projectos:

- Apoio à escola primária, que já foi construída por doadores suíços. 
- Implementação de campanhas de saúde nas áreas de HIV/Sida, Planeamento familiar e Bilhardiose, com  formação de activistas de saúde. 
- Fomentação de iniciativas agro-pecuárias com a plantação de árvores de fruto, de vegetais e a criação de frangos, pombos e coelhos. 
- A construção de um posto de saúde - maternidade com formação de voluntários. 
- Produção de artesanato para venda aos turistas. 
- Criação de uma pequena Biblioteca e de um sistema de empréstimo de ferramentas 
- Transporte de materiais educativos e ferramentas da Europa para Moçambique.



Angariação de fundos

Para atingir estes objectivos, vamos necessitar de cerca de 15 000€ em 2010, para concluir o posto de saúde, para levar para Moçambique um contentor com materiais recolhidos na Europa e para formação de activistas comunitários. De referir que 100% do dinheiro angariado será canalizado para estes projectos, uma vez que os voluntários europeus no terreno são apoiados pela gerência de Mbuna Bay Retreat e por nós próprios.

Colocamos, assim, à vossa consideração a possibilidade de contribuir com uma doação, que poderá ser efectuada de uma só vez ou em pagamentos mensais, pelo período de um ano. Pode ainda oferecer livros infantis, material pedagógico, como por exemplo dicionários e enciclopédias, e ferramentas de trabalho de agricultura e carpintaria (não eléctricas). Estamos disponíveis para fornecer relatórios periódicos da evolução do projecto e para quem manifestar interesse, teremos todo o gosto de publicar no nosso website os nomes dos colaboradores.

Seguem-se os nossos contactos e a informação bancária. Se nos fizer chegar o comprovativo do depósito, por e-mail ou para o endereço da associação, ser-lhe-á enviado o recibo referente ao montante depositado.  




Clare Brown
dalesfern@hotmail.co.uk
00351 933 897573
José Luís Torres
detrasdaseiras@gmail.com
00351 968198732



BPI (Banco Português de Investimento):
Associação Niassa Portugal Amizade
NIB: 0010 0000 42637610001 96
IBAN: PT 500010 00004263761000196
BIC: BBPI PT PL




Associação Niassa Portugal Amizade
Rua Detrás das Eiras, n.º 24
3150-220 Condeixa-a-Velha

E-mail: niassa.portugal@gmail.com This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
NIPC: 508896240

1 comentários:

  1. zé cardoso disse...

    Bravo, bom trabalho, coragem e boa-sorte. zé cardoso