José Luís Torres e Clare Brown ...

Publicada por Associação Niassa Portugal Amizade

Português, 60 anos, José Luís Torres e a mulher, Clare Brown, de nacionalidade inglesa, trabalham para um empreendimento turístico, Mbuna Bay, mas ao mesmo tempo estão empenhados no apoio às populações pobres das redondezas, especialmente de Nkolongue, junto a Metangula, nas margens do lago que divide Moçambique do Malawi.

Desde que chegaram foi já criada a Associação Niassa Portugal Amizade (Niassa é também o nome da província), através da qual pretendem gerar apoios, como explicou hoje José Luís Torres à Agência Lusa.

"O nosso objectivo é tentar desenvolver a aldeia, que não tem meios económicos, através da plantação de árvores de frutos que habitualmente não são consumidos, e introduzir novos legumes, como o tomate ou a cenoura", explicou.

Desde que chegou, José Luís Torres e a mulher, que já foi professora de inglês na província de Nampula, têm ajudado a "curar pequenas doenças" e querem também desenvolver a criação de um posto de saúde, com seis camas, que dará apoio a outras aldeias e que quando construído ficará integrado no sistema de Saúde moçambicano.

"Também estamos a preparar formação em informática e português e a fazer uma recolha de livros, porque aqui não há livros, há pessoas que nunca tiveram um livro nas mãos", afirmou.

José Luís Torres já pediu ajuda a amigos em Portugal, que encetaram uma campanha de recolha de livros a enviar depois para Niassa, tudo inserido num programa de ajuda às populações pobres que, diz deverá durar pelo menos dois anos.

A Associação Niassa Portugal Amizade destina-se ao desenvolvimento económico, social e cultural de populações de países africanos de língua portuguesa e chama-se assim por ter como primeiro objectivo a ajuda à aldeia de Nkolongue, nas margens do Niassa.

Nkolongue, a 18 quilómetros de Metangula, "tem uma paisagem deslumbrante e as gentes são muito hospitaleiras" mas "a sumptuosidade da paisagem contrasta com a precariedade económica da população local", dizem José Luís Torres e Clare Brown.

Mbuna Bay, a única estrutura de eco-turismo da remota região junto do lago Niassa, a 300 metros do lago, e é também o único empregador na zona.

http://www.noticiaslusofonas.com/

2 comentários:

  1. Teresa Paiva disse...

    Queridos amigos, que saudades!!!
    Estou tão orgulhosa!
    Aqui deste cantinho do Planeta, estamos a fazer o que está ao nosso alcance para dar resposta às Vossas solicitações e apelos!
    Muita força!
    Teresa Paiva

  2. Anónimo disse...

    Tenho-vos a dar os parabéns pelo vosso empenho
    neste lindo projecto.
    Continuem, e muita força.
    Contem com a minha colaboração!
    Um beijo para si Claire e em especial
    para o Sr.Luis Torres
    Com carinho!
    Fernanda Ramalho